segunda-feira, 16 de março de 2015

Catando caramujo na escola Artur da Costa e Silva


Devido a grande incidência do molusco na escola e em diversos bairros do município de Alto Alegre dos Parecis, os alunos do 2º ano “A” da Escola Estadual Artur da Costa e Silva foram convidados a realizar a coleta e descarte desse caramujo invasor. No ano de 2014, foi realizado coletas do molusco na escola, entretanto, no corrente ano novamente a escola estava infestada do molusco necessitado de coleta manual. Os alunos prontamente aceitaram o desafio, reconhecendo a importância de manter o controle do invasor.
O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica, é um molusco oriundo da África. Foi introduzido ilegalmente em nosso país na década de 80, com o intuito de substituir o escargot. Levado para outras regiões do Brasil, tal espécie acabou não sendo bem-aceita entre os consumidores, fazendo com que muitos donos de criadouros os liberassem na natureza, sem tomar as devidas providências.
Sem predadores naturais, tal fator, aliado à resistência e excelente capacidade de procriação desse animal, permitiram com que esse caramujo se adaptasse bem a diversos ambientes. Em um único ano, o mesmo indivíduo é capaz de dar origem a aproximadamente 300 crias.
Além de destruírem plantas nativas e cultivadas, alimentando-se vorazmente de qualquer tipo de vegetação, e competir com espécies nativas – inclusive alimentando-se de outros caramujos; tais animais são hospedeiros de duas espécies de vermes capazes de provocar doenças sérias. Felizmente, não foram registrados casos em que essa doença, em nosso país, tenha sido transmitida pelo caramujo-gigante.
São elas:
- Angiostrongylus costaricensis: responsável pela angiostrongilose abdominal, doença que provoca perfuração intestinal, de sintomas semelhantes aos da apendicite;
- Angiostrongylus cantonensis: responsável pela angiostrongilíase meningoencefálica, de sintomas variáveis, mas muitas vezes fatal.

Abaixo algumas fotos:




























Nenhum comentário:

Postar um comentário